A micose de unha, conhecida também como onicomicose, é uma infecção causada por fungos e que tem como resultado a mudança na cor amarelada, formato e textura na unha, podendo ser observado que a unha fica mais áspera, também podendo deformar, sendo mais frequente e comum nas unhas dos pés.
A principal forma de contrair micose de unha do pé (onicomicose) e por andar descalço também em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, enquanto que a micose de unha da mão ocorre especialmente quando se partilha materiais de manicure.
Micose de unha como Identificar?
Se a unha começar a ficar com um tom mas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, descolam facilmente, (unha oca) pode ser sinal de onicomicose, além de também poderem ser percebidas deformidades. Quando perceber, esses sintomas, o mais recomendado é ir ao um especialista em podologia para que as unhas sejam observadas e seja feito o diagnóstico da micose.
Para diagnosticar a micose de unha, o dermatologista corta um pedaço da unha e faz uma raspagem de tudo o que se encontra debaixo da unha, que são enviados para o laboratório com o objetivo de identificar o fungo responsável. A identificação do fungo é importante para que o dermatologista possa indicar o tratamento mais adequado.
Como tratar a Micose?
O primeiro passo para tratar onicomicose e procurar um especialista Podólogo que através de técnicas eficazes podem eliminar os fungos e micoses, com mais segurança,e com isso tem se um melhor custo beneficio, pois temos um tratamento rápido e eficiente.
Dependendo da avaliação do (a) profissional em podologia, pode ser recomendado o acompanhamento medico que irá prescrever antifúngicos em forma de comprimidos, como exemplo o Pronazol (Fluconazol) ou o Miconal (Itraconazol), ou aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox.
Cuidados para auxiliar o tratamento
Durante o tratamento inclui a adoção de alguns cuidados para melhor resultados como:
- Evitar usar sapatos apertados;
- Preferir meias de algodão;
- Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
- Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
- Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.
Estes cuidados aceleram o tratamento da micose de unha e previnem uma nova infecção. e é indicado mesmo quando se está fazendo o tratamento indicado pelo seu podólogo, e também no dia a dia par a prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário